5 dicas: o que você precisa saber antes de contratar uma empresa de Comércio Exterior
Se você pretende contratar uma empresa de Comércio Exterior, mas não sabe como começar a pesquisar, nós elaboramos essas cinco dicas para você realizar todo o trâmite de importação ou exportação com segurança.
1- Pesquise sobre a empresa antes de contratar. Verifique se ela não tem nenhum problema financeiro, se já esteve envolvida em algum processo. Confira também se o CNPJ é o mesmo desde a fundação, afinal, muitas empresas que estão no mercado envolveram-se em algumas situações jurídicas desfavoráveis e, para continuar atuando, criaram um novo CNPJ.
2- Além de confirmar o CNPJ, pesquise também o CPF dos sócios, principalmente quando forem despachantes aduaneiros. Isso é importante porque perante a Receita Federal, esse tipo de prestação de serviços é regulamentada pelo CPF do despachante e não pelo CNPJ da empresa. Confira se os sócios não tem nenhuma pendência jurídica ou financeira.
3- Quando você precisa fazer uma cirurgia, procura por um médico que tenha experiência, certo? No comércio exterior é a mesma coisa: procure empresas que tenham, no mínimo, 10 anos de experiência. O tempo que o seu Despachante Aduaneiro está no mercado é fundamental para que você seja assessorado da melhor maneira. Desconfie de promessas de serviços “bons e baratos”.
4- Faça uma visita à empresa. Hoje com o mundo cada vez mais conectado, muitas empresas se apresentam como muito maiores do que realmente são. Por isso, é importante você conheçer a estrutura física de quem vai trabalhar com você: veja o numero de funcionários e seu nível técnico, qual sistema operacional utilizado, organização, valores, tempo de atividade, imagem da empresa perante a Receita Federal. Tenha certeza que tudo que foi apresentado virtualmente, também exista no mundo real, pois uma relação de confiança jamais deve se iniciar com inverdades.
5- Fique atento às empresas que oferecem serviços de “auditorias” ou serviços que na realidade não são realizados por quem você contrata, e sim por terceiros. Nós visualizamos muito essa prática, que prejudica a qualidade do trabalho que é entregue ao cliente. Isso é muito prejudicial porque, na verdade, quem você contratou não domina o assunto e precisa do apoio de um terceiro: ou seja, a comunicação e a qualidade não serão entregues da forma que o cliente necessita. Não acredite no bom e barato dentro do Comércio Exterior, na maior parte das vezes uma contratação errada pode gerar multas altíssimas, apreensão de cargas, atrasos na chegada, entre outros problemas. Por isso, procure sempre um despachante aduaneiro de confiança e experiência.
Artigos publicados
- Ativo na mídia (88)
- Comércio Exterior (23)
- Dicas (27)
- Exportação (22)
- Importação (33)