Como a Golden Week chinesa afeta o Comércio Exterior Brasileiro
Entre os dias 1º a 7 de outubro de 2019 acontece a Golden Week chinesa, em comemoração da Proclamação da República Popular da China, fundada em 1949. Considerado o segundo feriado mais importante do país, essa “semana dourada” apresenta grande reflexo no comércio internacional. Isso acontece devido à redução no fluxo de embarque e desembarque de produtos por sete dias seguidos.
[Faça o download do Manual Prático de Comércio Exterior da Ativo Soluções]
Exportadores e importadores que trabalham junto ao mercado da China devem readequar planejamento para não comprometer os processos na cadeia de suprimentos de suas empresas. O comércio exterior representa grande parte da economia chinesa, considerada uma das maiores potências mundiais. O país ocupa o topo do ranking de exportação e o terceiro em importação e é por isso que há grande impacto durante o feriado prolongado. Tanto as operações portuárias quanto voos de cargas sofrem alterações durante esse período.
“Na Golden Week basicamente não embarcam nem desembarcam contêineres e também não há desembaraços. O país para e não é possível fazer compras ou despachos, por exemplo”, explica a sócia-fundadora da Ativo Soluções em Comércio Exterior, Samanta de Souza Brito.
O fluxo deve voltar ao normal após o dia 8 de outubro, quando o feriado encerra e o trabalho é retomado no país, oscilando de acordo com a demanda dos portos e aeroportos.
Related Posts
Artigos publicados
- Ativo na mídia (88)
- Comércio Exterior (23)
- Dicas (27)
- Exportação (22)
- Importação (33)