A tecnologia tem provocado mudanças em todos os setores da economia e na área de negociações com empresas estrangeiras não seria diferente. Novas ferramentas e softwares surgiram e vão continuar surgindo nos próximos anos com o objetivo de trazer mais eficiência às operações de compra e venda no mercado internacional. O comércio exterior 4.0, como tem sido chamado, ajuda a tornar o processo mais ágil e organizado, além de contribuir para a redução de custos.

Mas o que é, de fato, o Comex 4.0? Neste artigo, vamos explicar o que o termo significa e apresentar alguns exemplos de tecnologias ligadas a ele.

O que é Comex 4.0 e quais suas principais tecnologias

O conceito 4.0 começou a ser utilizado no setor industrial e, de maneira geral, identifica as tecnologias para a automação de troca de dados baseadas em sistema ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. Esse mesmo termo pode ser aplicado ao comércio exterior.

São inúmeras as inovações ligadas ao comércio internacional. Para citar algumas, temos o tracking online de mercadorias, o uso do blockchain para certificações e a aplicação da inteligência artificial para antecipar o desembaraço de mercadorias. É possível, ainda, utilizar a tecnologia para encontrar as melhores rotas de transporte e os fretes com maior custo-benefício, gerando comodidade e economia.  

Além das novidades ligadas às etapas do processo de compra e venda internacional, há também softwares e plataformas que auxiliam as áreas-meio, como a financeira, de contabilidade, RH e até mesmo a de comunicação. Tudo para que as operações ocorram com mais rapidez e segurança. E se hoje o uso massivo de tecnologias emergentes já é uma realidade, a tendência é que esse movimento se intensifique ainda mais nos próximos anos.

Um estudo realizado pela multinacional de tecnologia Thomson Reuters e a Live University, especializada em cursos para negócios, mostrou que a adoção de novas tecnologias é considerada positiva para os empresários do setor. Participaram do levantamento mais de 300 profissionais em posições de liderança. Para 81% dos participantes a redução de custo é o principal benefício da Indústria 4.0, seguido de mitigação de riscos e aumento da competitividade.

A pesquisa revelou ainda que grande parte das empresas que tiveram seus executivos entrevistados (86%) estão trabalhando na capacitação dos funcionários. Isso porque a tecnologia deve otimizar funções mais operacionais e transformar a forma como o setor trabalha hoje em dia.

Acompanhamento de cargas em tempo real

A Ativo conta com vários tipos de inovações para tornar o processo de compra e venda de mercadorias no mercado internacional mais fácil e rápido. Entre os exemplos, estão softwares de gestão que permitem aos clientes acompanhar todas as movimentações das cargas em tempo real. Desde o início do processo até a chegada da mercadoria ao Brasil, cada passo é atualizado para o cliente por e-mail e no celular.

Aliado à tecnologia está a expertise de uma equipe com quase duas décadas de atuação em comércio exterior. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a vender ou comprar de forma ágil e segura no mercado internacional.