Ano Novo chinês: como a sua importação pode ser afetada?
Quem trabalha com Comércio Exterior precisa ficar atento aos feriados chineses. Afinal, a China é um importante parceiro comercial do Brasil. E é de lá que vêm muitos produtos e importações para o Brasil. E ao contrário dos países ocidentais, que comemoram o novo ano em 1° de janeiro, o Ano Novo Chinês leva em consideração o calendário lunissolar. Para eles, o novo ano começa oficialmente no primeiro dia que a lua está na fase nova. Por isso, em 2020 o Ano Novo Chinês será comemorado no dia 25 de janeiro.
[Como importar: o que você precisa saber sobre a compra de artigos no exterior]
Mas o que isso interfere nas minhas importações?
Tudo! Entre os dias 24 e 30 de janeiro – que compreendem o período de comemoração do Ano Novo Chinês, o país praticamente para. Os chineses viajam para comemorar o período com a sua família e, por isso, fábricas e indústrias interrompem suas produções. O mesmo acontece com os portos
Por isso, o fundamental é levar em conta essa data e planejar a logística das suas importações. Levando em consideração que uma operação marítima com a China pode levar em torno de 40 dias, é importante ter esse período de feriado dos chineses na sua planilha para evitar atrasos e solicitar suas compras com antecedência.
Artigos publicados
- Ativo na mídia (88)
- Comércio Exterior (23)
- Dicas (27)
- Exportação (22)
- Importação (33)